Livro: Vidas Secas

Vidas Secas de Graciliano Ramos
Vidas Secas de Graciliano Ramos

Um dos livros mais graciosos e envolventes que já li com certeza foi esse: Vidas Secas. O autor é o escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). Talvez eu tenha gostado devido ao teor da obra e pela sua ambientação, a caatinga. Minha amada caatinga…

Trecho do livro
Trecho do livro

Para mim é tão fácil imaginar e desenhar em minha cabeça este trecho acima. Graciliano, para mim, tem um dom magnifico que é o poder da descrição dos personagens física e psicologicamente. É um livro de pouco diálogo, mas com muita descrição.

Outra coisa é certa, quem ler esse livro se apaixona pela a cachorra, Baleia. Não tem como não se afeiçoar por ela, um personagem a parte. Quem já leu sabe do que estou falando, ela é parte da família.

índice
índice

O engraçado é que alguns capítulos do livro levam os nomes dos personagens. Acho que li duas vezes este livro.

É um romance onde o leitor mergulha na realidade dos personagens, na vida deles. Você consegue viver o que eles estão vivenciando. O cenário não poderia ser melhor do que a caatinga e todas as suas dificuldades, revelando que aquela, aparente, família frágil é, na verdade, muito forte comparável à vegetação única do nosso Brasil, do nosso Nordeste, do nosso sertão.

Se você que se enriquecer da cultura brasileira não pode deixar de ler este livro.

Ilustrações
Ilustrações

Na edição que li (78ª edição da editora Record 1999), a obra possui ilustrações de Aldemir Martins datadas de 1963

3 comentários em “Livro: Vidas Secas

Deixe um comentário